Existem várias etapas para que um sistema de energia solar fotovoltaico seja implantado em um imóvel, e uma delas é a homologação de energia solar.

O propósito é fiscalizar os equipamentos instalados e verificar todas as especificações estabelecidas pelas normas de segurança da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O processo é realizado junto à concessionária de energia elétrica da região e garante que o sistema de energia solar seja conectado à rede de distribuição da cidade. Dessa forma, toda energia produzida, mas não utilizada, poderá ser revertida em créditos energéticos.

Esses créditos ficarão disponíveis na concessionária, podendo ser utilizados em um período de até 60 meses. Eles podem ser úteis em dias nublados ou períodos noturnos, por exemplo, em que não há produção de energia pelos sistemas fotovoltaicos.

As Etapas da Homologação da Energia Solar

  1. Solicitação de Conexão: o consumidor titular deve solicitar acesso à rede na distribuidora local.
  2. Análise do Projeto pela Concessionária: em até 15 dias a concessionária avalia o projeto técnico do imóvel para autorizar a instalação.
  3. Instalação do Sistema Fotovoltaico: inicia-se o processo de instalação do sistema de energia solar.
  4. Solicitação da Vistoria Técnica: é solicitado a vistoria técnica por parte da empresa responsável pela instalação.
  5. Realização da Vistoria Técnica: em até 7 dias úteis a equipe técnica da concessionária deverá realizar a avaliação do projeto instalado.
  6. Envio de Relatório e Ajustes de Pendências: envio de relatório com observações sobre o sistema e solicitação de ajustes, caso necessário.
  7. Homologação do Uso do Sistema de Energia Solar: troca do medidor (relógio) do imóvel por um bidirecional, permitindo a geração de energia solar fotovoltaica.

O processo para homologar um sistema solar fotovoltaico envolve algumas burocracias necessárias para o aproveitamento máximo da energia solar no seu imóvel. Trabalhar com uma empresa certificada e com experiência garante um processo mais fácil e ágil. A Sol Brasil auxilia você desde a concepção do projeto, durante a homologação do sistema, até a manutenção dos equipamentos instalados.

POR: DIANA DANIELE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.