O Inverno chegou, e com ele surge aquela dúvida: será que os painéis solares perdem eficiência no frio? A resposta é não!

Os painéis solares produzem energia a partir da luz, gerando energia elétrica através da conversão da radiação solar emitida, e não do calor, por isso não há nenhuma interferência das temperaturas baixas do inverno na produção de energia solar.

Temperaturas mais frescas podem até ajudar no desempenho dos painéis solares, pois a maioria das placas solares são feitas de silício. Sendo este material um semicondutor, o silício perde eficiência com o calor.

Assim, a produção de energia solar ocorre normalmente, porém em quantidades menores, pois os dias são mais curtos e não contam com o “sol a pino” do verão, fazendo com que haja menor incidência de raios solares.

Outro importante fator para ater-se no inverno é a posição dos painéis solares. Para sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, o ângulo de inclinação igual ao da Latitude é geralmente o melhor ângulo para se instalar um painel fotovoltaico. Exemplo: A Latitude do Rio de Janeiro é 22°, portanto a melhor posição possível para um painel fotovoltaico no RJ é: Face Norte a 22° de inclinação.

Curiosidades:

Em países que possuem precipitação de neve, não há prejuízo para os painéis solares por causa da neve em si, uma vez que as placas solares são projetadas para suportarem quaisquer intempéries. Além disso, o acúmulo de gelo não ocorre, devido a inclinação dos painéis e a presença de uma película antiaderente. Logo, não há interrupções na geração de energia, pois não há bloqueio do recebimento de luz solar.

 

POR: DIANA DANIELE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *