O que é

Energia fotovoltaica

O sistema de geração de energia fotovoltaica utiliza a luz solar, uma fonte renovável, para produzir energia elétrica.

Você sabe o que é energia fotovoltaica?
É a energia que provém da luz solar e é transformada em eletricidade. Esse processo de conversão é possível graças às células fotovoltaicas, ou seja, dispositivos elétricos que convertem a luz em energia elétrica. Essas células são agrupadas para formar os chamados painéis solares, que fazem a captação e a transformação da luz solar em eletricidade.

E o que são inversores?
Inversor de energia solar é o equipamento que transforma a energia captada pelas placas solares nos padrões da rede elétrica. Quando a luz solar é captada, as células fotovoltaicas a transformam em uma energia com corrente contínua (cc). O que o inversor vai fazer é transformar essa energia em corrente alternada (ca) para que ela possa ser utilizada em eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos.

Além disso, o inversor também é responsável pela eficiência da conversão de energia e por monitorar a rede elétrica da concessionária de energia. Eles estão aptos a se desconectarem do sistema em casos de anomalias ou quando há manutenção.

Como funciona

Entendendo o sistema

Agora que você já viu o que é um painel solar fotovoltaico e o que é um inversor, fica mais fácil entender como funciona a energia solar fotovoltaica, um sistema que opera com a compensação de energia.

btbaixar

exemplo:

ico01

Se durante o dia 12 kWh foram produzidos e apenas 4 kWh foram consumidos, 8 kWh vão para a rede elétrica da concessionária.

ico02

À noite, se o consumo for de 7 kWh, essa energia virá da rede elétrica da rua, mas você ainda vai ficar com um saldo de 1 kWh.

ico03

A energia extra que o seu sistema produz é convertida em créditos.

mais economia para o seu bolso.
menos desgaste para o meio ambiente.

instalação

quem pode instalar

instal01

residências urbanas

comércios

residências rurais

indústrias

Antes de fazer a instalação do sistema de energia fotovoltaica, nossa equipe de profissionais vai até você para fazer o Estudo de Viabilidade Técnica e Financeira sem custo nenhum.

Nessa etapa, nós avaliamos a estrutura do local, ou seja, verificamos o tipo do imóvel, o lugar de instalação dos painéis solares, o tipo, a inclinação e a orientação do telhado, e também fazemos uma análise da sua fatura de energia para avaliar se o serviço terá um custo-benefício adequado.

O próximo passo é o orçamento. Depois da aprovação da proposta, nossa equipe faz todo o levantamento para o desenvolvimento do projeto e começa o processo de instalação.

O seu sistema de energia solar será entregue montado e conectado à rede elétrica, gerando benefícios para o seu bolso e para o meio ambiente.

Manutenção

como cuidar

Depois que o seu sistema de energia solar fotovoltaica estiver instalado,
a manutenção é muito simples e pode ser feita por você mesmo.

1.

Verifique periodicamente se há muita poeira, dejetos de pássaros ou outros detritos sobre os painéis fotovoltaicos, pois o acúmulo de sujeira pode prejudicar a produção de energia solar;

2.

Certifique-se de que não há zonas quentes no inversor;

3.

Eventualmente, desligue e ligue novamente o inversor para conferir se o equipamento está iniciando normalmente;

4.

Fique atento à existênciade cabos danificados.

Com esses cuidados, o seu sistema
de energia solar vai durar muito tempo.

Somos preparados para fazer todo o planejamento do sistema
fotovoltaico ideal para você. Solicite um estudo agora mesmo: